Ver carrinho

Projetos

Histórias de medo e coragem
- o medo na literatura

Histórias de medo e coragem<br />
Para contratar ou saber mais sobre este projeto, entre em contato.
Contato

Ficha técnica

Autor/Artista:
Conceição Campos
Área de Interesse:
Literatura e cultura popular brasileiras
Atividade:
Oficina de literatura & contação de histórias
Tempo de duração:
1h e 30
Público-alvo:
Infantil / Jovem / Adulto
Faixa Etária:
A partir de 10 anos
Locais que já receberam o projeto:
Biblioteca Parque Manguinhos (RJ); Parque do Flamengo (RJ); Colégio Franco-Brasileiro (RJ)

Cobra-grande, homem-do-saco, mulher-de-branco, mãe-d′água, jurupari, lobisomem, espalhanau, chibuí... Da floresta até a cidade vão variando os cenários, mas nunca a natureza do medo, sentimento tão humano que ora paralisa e envergonha, ora nos empurra e protege, chamando pela nossa coragem.

Passando pela obra de grandes escritores brasileiros e também pela riqueza da nossa literatura oral, as histórias de medo e coragem oferecidas nessa oficina ajudam a brincar com o tema sem morbidez nem pesar, usando o humor e a beleza que a boa literatura recolhe das histórias tenebrosas que nossos avós nos contaram. Entre um e outro conto, surgem conversas e trocas, histórias trazidas de casa, provocações curiosas sobre os medos de cada um. O que acontece com nosso corpo quando sentimos medo? E com a nossa cabeça? Pra que serve o medo? O medo serve pra alguma coisa? O medo ajuda ou atrapalha? Adulto tem medo? Criança tem mais?

A qualidade dos textos de Câmara Cascudo, Ariano Suassuna, Monteiro Lobato, Lygia Bojunga, Bartolomeu de Queirós, Ricardo Azevedo e Ernani Ssó – temperadas pela atração que o tema traz – contribuem para que o pequeno leitor encontre na literatura fonte de prazer e ajuda para lidar com os mistérios da vida.

Áudio, Vídeos e Fotos

Envie seu comentário




  • Todos os campos são de preenchimento obrigatório.
    Os comentários estão sujeitos à moderação.