Ver carrinho

Projetos

Burucutum - um mapa musical brasileiro

Burucutum
Para contratar ou saber mais sobre este projeto, entre em contato.
Contato

Ficha técnica

Autor/Artista:
Pedro Amorim e
Oscar Bolão
Área de Interesse:
Música popular brasileira
Atividade:
Oficina de música
Tempo de duração:
1 hora
Público-alvo:
Infantil / Jovem
Faixa Etária:
A partir de 8 anos
Locais que já receberam o projeto:
Circuito Literatura Viva (SESI-SP): Pres. Prudente, Pres. Epitácio, Sorocaba, Itapetininga, Nova Odessa, Itatiba; Festival Vale do Café (RJ): Rio das Flores, Paty do Alferes, Volta Redonda

Usando um grande mapa todo feito de instrumentos,os músicos Pedro Amorim (bandolim) e Oscar Bolão (percussão) brincam com as células rítmicas e melódicas dos diferentes tipos de música popular presentes de norte a sul do país. Tendo como referências as obras de Pixinguinha, Noel Rosa, Sinhô, Luiz Gonzaga, Antônio Nóbrega, Paulo André e Rui Barata, Wilson Moreira e Nei Lopes, entre tantos outros, a dupla de instrumentistas mostra pequenos trechos dos principais gêneros musicais do país, ao mesmo tempo em que aproveita para explorar o universo cultural que se desenvolve em torno de cada uma dessas manifestações. Os materiais dos instrumentos, a forma de tocar, cantar, dançar e até de se vestir durante as festas populares onde esse ou aquele tipo de música é mais executado.

Com a proposta de fazer um passeio prazeroso pelas matrizes da nossa música, o bandolinista se junta ao percussionista para mostrar, da região norte, o carimbó e o lundu. Do nordeste, o baião, côco, maracatu, frevo e ciranda. Do centro-oeste, a música caipira e a catira. Do sudeste, samba, choro, jongo, folia de reis, calango, maxixe e marchinha. Do sul, milonga, rancheira, polca e chamamé. Tocando ao vivo e também utilizando imagens e áudios, convidam a plateia a participar da brincadeira, usando a voz e percutindo o próprio corpo.

DESDOBRAMENTOS - O projeto Burucutum favorece atividades educacionais, desde oficinas práticas até pesquisas sobre a história dos tambores, dos sopros e das cordas brasileiras, sobre a origem de instrumentos feitos a partir de materiais da natureza, e ainda a invenção e confecção de instrumentos-objetos, como caixa-de-fósforos, chapéu de palha, prato e faca, colher, frigideira, pente e tamanco.

Áudio, Vídeos e Fotos

Envie seu comentário




  • Todos os campos são de preenchimento obrigatório.
    Os comentários estão sujeitos à moderação.